4 Elementos

Ao terminar o preenchimento, eu mal pude acreditar...

Eu estava chegando de uma longa viagem entre São Paulo x Florianópolis x Blumenau. Eu passaria algumas semanas depois em Balneário Camboriú para comemorar aquele ano novo.

 

Eu respondi a um teste DISC, que eu já conhecia de nome, mas nunca tinha me aprofundado tanto no assunto.

O livro que eu tinha em mãos era o Seja a Pessoa Certa no Lugar Certo de Eduardo Ferraz.

Entre os muitos teste de autoconhecimento que este livro trazia, o DISC era um dos primeiros e mais fascinantes daquela obra.

E foi esse teste DISC que me deixou no misto de alegria e felicidade e ao mesmo tempo confuso sobre o que faria dali para frente depois de ter descoberto o que descobri sobre mim.

O DISC avalia o perfil de uma pessoa com base em quatro dimensões do comportamento, conhecidos como dominância, influência, estabilidade e cautela/conformidade. O meu resultado mostrava que eu sou uma pessoa com uma alta influência, em outras palavras, gosto de socializar e inspirar, contato com gente e que eu sou bastante paciente.

Aqueles eram fatos do meu comportamento que estavam conflitando em algumas coisas no projeto em que eu atuava. Saber isso, fez total diferença sobre o que passou a acontecer na minha vida depois.

Eu pude, aos poucos, reajustar a rota e começar uma jornada para me posicionar e procurar situações, lugares e dinâmicas onde eu tinha mais chances de "dar certo". Mas este ajuste dependia de eu entender que sou formado das quatro dimensões do comportamento.

O filósofo grego e pré-socrático, Empédocles, acreditava que existem quatro elementos básicos na natureza - que ele também chamava de raízes -, que seriam os responsáveis pela origem de tudo o que existe, a partir da combinação entre eles. Estes quatro elementos são o fogo, o ar, a água e a terra.

Empédocles também acreditava que a união desses elementos era possível em função de duas forças distintas na natureza que ele chamava de amor (o que une) e disputa ou ódio (o que separa). Para ele, todos nós somos formados a partir da combinação desses quatro elementos e por isso, percebemos todas as outras coisas da natureza que possuem os mesmos quatro elementos básicos que nós, por uma afinidade ligada pela força do amor.

Depois de Empédocles, foi a vez de Hipócrates, também conhecido como pai da medicina, aproveitar os estudos e ideias de seu antecessor e atribuir o conceito dos quatro elementos para explicar os quatro humores do ser humano.

Muitos e muitos séculos depois (já em 1921), veio o Dr. William Marston, psicólogo e professor de Harvard, com o conceito que deu origem ao DISC (dominância, influência, estabilidade e cautela) para explicar como nós nos comportamos em relação a problemas e resultados (dominância), interação com pessoas e demonstração de emoções (influência), ritmo (estabilidade) e procedimentos e normas (cautela).

Eu gosto de combinar o estudo dos três, pois a gente consegue ver com mais clareza. Fica assim:

Como no desenho do Capitão Planeta, pela união dos 4 elementos, eis que surgimos nós. Todos nós temos um nível de intensidade da nossa chama (fogo) que se for forte mostra quão energético, motivado e exigente somos para tomar decisões e lidar com problemas. Se a chama é de baixa intensidade, a pessoa é mais discreta e suave na resolução de problemas e na hora de decidir.

 

Todos nós também temos um nível de ar em nós. Se ele é elevado, somos  expansivos como ar, portanto socáveis, persuasivos e inspiradores na interação com pessoas e compartilhamento de nossas opiniões e sentimentos. Se o nível desse ar é baixo, a pessoa é mais distante na interação com os outros e retraída no compartilhamento de suas emoções.

Temos um nível de água em nós. Se o nível da água é elevado a pessoa é mais paciente, passiva e complacente para ditar o ritmo do ambiente, deixando se levar passivamente pelas impressões do ambiente como a água que pode ir do líquido, ao gelo ou a evaporação de acordo com o ambiente, se flexibilizando de acordo com a situação. Se o nível da água é baixo, a pessoa é mais acelerada, espontânea e ativa. Levar os ambientes num ritmo mais paciente não é a dela. Ela precisa de mudanças constantemente.

E por fim, todos temos uma quantidade de terra. Se essa quantidade é alta, a pessoa precisa seguir bastante as regras para se sentir segura, pois ela é mais sistemática, perfeccionista e cuidadosa. Ela precisa de chão, colocar os pés na terra por meio do que as normas ditam, enquanto a pessoa que tem baixa quantidade de terra desafia as regras e é mais rebelde.

E nesses últimos anos eu passei estudando como ajudar pessoas que querem maior compreensão sobre quem são, na sua essência, para viverem daquilo que amam fazer. Com isso eu apresento o 4 Elementos, um teste seguido de uma sessão com análise do resultado que vai mostrar do que seus comportamentos mais naturais são feitos como:

  • Seu nível de fogo (dominância - lidar com problemas e decisão)

  • Seu nível de ar (influência - interagir com pessoas e emoções)

  • Seu nível de água (estabilidade - ditar o ritmo do ambiente)

  • Seu quantidade de terra (cautela - lidar com regras)

Quais são os benefícios ao fazer o 4 elementos?

  • Maior compreensão sobre como naturalmente você lida com problemas, interage com pessoas, imprime ritmo dos ambientes que frequenta e lida com as regras e normas;

  • Eleva a sua autoconsciência para que possa desenvolver um estilo de vida que tenha mais a ver com quem você é;

  • Identifica seus comportamentos mais naturais para aumentar a sua compreensão sobre quais lugares e situações você pode aproveitar melhor as oportunidades, em função de suas forças, e onde não vale a pena gastar tempo e energia;

  • Mostra os maiores desafios que seu estilo de comportamento natural pode enfrentar e onde você pode concentrar esforços para melhorar

  • Identifica o seus comportamentos mais forçados (não naturais) que acabam gerando maior estresse e cansaço, dando ciência de em que momentos você os utiliza sem saber 

  • Identifica a maneira que mais funciona para você ensinar e aprender;

  • Entenda seu estilo de comunicação e como você prefere que se comuniquem com você;

  • Saiba qual o clima profissional ideal para você;

  • Apresenta ideias sobre como seu ambiente pode se manter motivacional para seu estilo de comportamento

Para realizar o 4 Elementos, eu utilizo uma ferramenta científica de uma das mais reconhecidas e renomadas empresas em desenvolvimento de tecnologia para avaliação do perfil humano e diagnóstico empresarial, com os mais alto níveis de qualidade, precisão e assertividade do mercado.

O objetivo principal do 4 Elementos é expandir a autoconsciência do aspirante a empreendedor para que ele aja com mais autenticidade, e sem medo agir com seu comportamento natural, pois esse é seu diferencial, por mais que todos estejamos em um processo de evolução.

quem pode fazer o 4 Elementos?

  • Aspirantes a empreendedores que desejam entender como ser um empreendedor autentico com base em como realmente são

  • Pessoas que desejam empreender, mas estão na dúvida se têm perfil para liderar e tocar um negócio

  • Empreendedores que queiram remodelar ou construir um negócio e desejam entender mais sobre si para imprimir autenticidade à sua empresa

  • Empreendedores que querem melhorar sua produtividade e procuram elevar sua performance

  • Profissionais que desejam entender mais seu perfil para estarem em lugares onde seus potenciais sejam melhor aproveitados

Como posso fazer o teste

Entenda como você pode fazer o 4 Elementos:

Passo 1: você entrará em contato comigo no botão abaixo (quero o 4 Elementos

Passo 2: eu te envio um link para pagamento 

Passo 3: após a confirmação do pagamento, eu envio o link (por e-mail) para você responder as perguntas dos testes

Passo 4: você acessa o link recebido e responde as perguntas referentes aos testes

Passo 5: eu entro em contato com você para agendar a sessão de devolutiva do 4 Elementos

Passo 6: eu realizo a devolutiva de resultado do 4 Elementos, com você (via Zoom, em torno de 1 hora o tempo de duração da sessão)

Passo 7: você recebe o resultado do 4 Elementos em seu endereço de e-mail

QUERO FAZER O MEU TESTE E A SESSÃO 4 ELEMENTOS

R$ 697,00
à vista

Ou em até 12x de R$ 69,98

tem garantia?

Sua satisfação com a análise e sessão ou refaço até ficar bom!