• Flavio Moreira

Alimentação e emoções

Você sabia que o intestino é considerado nosso segundo cérebro? No Vem Cmg Expresso dessa semana o assunto é sobre como as emoções são afetadas pela nossa alimentação.

Imagem de Sydney Sims via Unsplash



Nessa edição do Vem Cmg Expresso, eu falo da relação intestino e cérebro e como a nossa alimentação pode afetar as nossas emoções.


Segundo a nutricionista e escritora Gisela Savioli, o intestino é onde tudo começa e não onde termina. Ela reafirma a famosa frase de que este órgão é o nosso segundo cérebro. A microbiota intestinal (conjunto de micro-organismos que habita o trato gastrointestinal) é o nosso terceiro cérebro.


Na relação entre cérebro e intestino, 85% da ligação tem início no intestino e apenas 15% tem início no cérebro. Ou seja, o intestino leva muito mais informações para o cérebro do que o contrário.


Com isso, nossa alimentação influência os níveis de estresse, ansiedade e depressão, pois as bactérias que habitam nosso intestino, microbiota, modificam nosso comportamento. Essas bactérias provocam o equilíbrio emocional.


Por isso, na realidade, nós comemos para alimentar as nossas bactérias. Dai, a grande importância de exercer uma especial atenção à nossa alimentação.


Entre os hábitos saudáveis e ideias para uma alimentação equilibrada, que nos ajude a também manter um equilíbrio emocional, está a retirada ou moderação do glúten e caseína.


A caseína é encontrada no leite de mamíferos e o ideal seria que o nosso consumo de queijo branco, ricota, leite da vaca e qualquer leite que não seja humano fosse fortemente reduzido ou inexistente. Claro que isso é uma total quebra de paradigma.


"Como tirar esses queijos e o leite da vaca de nossa alimentação?! Sempre soube que é saudável!"


Pois é, mas não é bem assim... Estamos vendo aqui o quanto nossa alimentação esteve, em parte, desequilibrada durante gerações seja por desconhecimento ou pelo gradativo avanço da ciência, que aos poucos, nos proporcionou maiores informações sobre o que consumimos em nossa alimentação.


Ter essas informações é um convite e presente, para no mínimo, refletir e pensar sobre a alimentação que temos e como podemos transforma-la para nosso próprio bem.


A presença da caseína no leite de vaca gira em torno de 80%, enquanto no leite humano fica entre 20% e 45%. Ou seja, o leite da vaca possui uma concentração muito maior do que o nosso organismo necessita. E isso, claro, leva a um certo desequilíbrio.


Segundo a própria Gisela, o queijo que mais bem faz à saúde é o da canastra.


Ainda segundo a nutricionista, a nossa alimentação deveria ser composta da seguinte forma:


  • 80% - legumes, verduras e frutas

  • 15% - proteínas (peixes, aves e ovos).


Fácil? Não necessariamente. São informações simples, mas que quebram hábitos fortemente enraizados em muitas famílias.


O que você vai fazer depois de saber de tudo isso?


Confira o vídeo onde falo sobre isso ou ouça o programa no topo deste post.



Se você tem de 25 à 39 anos e tem a sensação de estar frustrada(o), com medo do futuro e se sente perdida(o) por uma falta de direção e objetivos quanto a sua carreira ou vida pessoal, eu posso te ajudar. Eu sou Flavio Moreira e ajudo jovens adultos a desenvolveram a inteligência emocional para obter clareza de seus objetivos e atingir metas pessoais ou profissionais. Você pode entrar em contato pelo meu endereço de e-mail que está nas informações de rodapé aqui no site ou demais redes sociais de contato. Será um prazer atuar como um facilitador na sua jornada! Fale comigo se você acredita que posso te ajudar!


Conheça o meu programa de desenvolvimento pessoal, Do Íntimo ao Compartilhado


Conheça e ouça os meus podcasts, Vem Cmg e Vem Cmg Expresso:

Ouça no Spotify

Ouça no deezer

Ouça em Apple Podcasts

Ouça no Google Podcasts

Ouça no CastBox

Conheça o meu canal no YouTube:

Vem Cmg no YouTube




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NAVEGAÇÃO

ESTEJA CONECTADO COMIGO!

  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco
  • Deezer - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
telegram-flavio-moreira.jpg

© 2021 por Flavio Moreira | Flavio Moreira Coaching & Desenvolvimento Humano | Todos os direitos reservados.