• Flavio Moreira

Autoconfiança

Como ter mais autoconfiança? Existe fórmula para isso?

Imagem de Sharon McCutcheon via Unsplash.


Não são todas as pessoas que possuem baixa autoconfiança que sabem disso. Alguns sofrem sem entender os motivos de certos comportamentos que evidenciam essa característica.


O que exatamente mostra que alguém precisa desenvolver autoconfiança e o que o baixo nível dessa competência pode causar? Isso é o que responderei nesse artigo.


Um estudo publicado pelo Journal of Personality and Social Psycology, no ano de 2012, revelou que entre um grupo de mais de 500 estudantes, acadêmicos e profissionais, os mais autoconfiantes atingiram um status social mais alto que os menos confiantes.


Outra pesquisa que chama bastante atenção com relação ao estudo da confiança das pessoas, revelou que a imagem que temos de nós mesmos e de nossos objetivos, reflete diretamente nos resultados que obteremos em relação a esses objetivos.


Esse último estudo citado foi realizado pela Universidade de Ohio (EUA), onde pesquisadores avaliaram as respostas de alunos de administração e psicologia em relação a um convite fictício para ingressarem em um novo curso de MBA. O pré-requisito era que os alunos enviassem seus GPAs (média de suas notas).


Foram formados quatro grupos de alunos, que receberam quatro diferentes tipos de resposta em relação a avaliação de seus GPAs, podendo encorajar ou desencorajar a inscrição no curso, porém, nenhuma das mensagens negava a possibilidade de inscrição a nenhum grupo após a avaliação da média de suas notas.


Nos grupos que receberam as mensagens "sinto muito, você não passou"e "você ficou 10% abaixo do esperado" tiveram ZERO inscrições para o curso fictício de MBA. O grupo que recebeu a mensagem "você está 10% abaixo do esperado, mas seu perfil é perfeito para o curso e a inscrição dificilmente será recusada", teve alguns inscritos; enquanto o último grupo, que recebeu a mensagem "você está 10% abaixo do esperado, mas seu perfil é perfeito para o curso e você tem possibilidade de sair empregado"teve muitas inscrições para o curso.


Existem muitos outros estudos em relação a esse tema. Abaixo vou relacionar algumas pequenas dicas, que possuem embasamento científico, que se realizados com frequência te ajudarão a turbinar a sua autoconfiança.


Dica 1 - Postura

Atenção à sua POSTURA. Quer começar a ter mais autoconfiança e transmitir isso aos outros, então inicie alterando sua linguagem corporal. Todo movimento que demostra e faz com que você se sinta confiante muda completamente a forma como o seu cérebro percebe você.


Peito aberto, olhar e aperto de mão firmes, posição ereta, manter o contato visual nas conversas (principalmente enquanto ouve alguém falar), gesticular para enfatizar as palavras que você usa num diálogo e andar com segurança, são exemplos de uma pessoa autoconfiante.


A maior parte da nossa comunicação acontece por meio da linguagem não verbal, tanto com os outros quanto com nós mesmos. Portanto, cuide de sua postura e seja vigilante a como você se comunica.


Dica 2 - Vista-se bem!

O que é se vestir bem? Na minha opinião, isso varia muito... Vestir-se bem, no meu entendimento, depende do ambiente que você vai frequentar, do momento, e do seu próprio gosto (e cada um tem o seu).


Ao combinar todas essas coisas você estará usando de bom senso para vestir as roupas que garantem essa confiança. Segundo um estudo realizado pela Northwestern University (EUA), a roupa afeta e molda nossos comportamentos sem que possamos perceber. Existe um significado simbólico ao vesti-las que garante toda uma experiência.


Não é à toa que muitos de nós nos entusiasmamos para comprar novas roupas e acessórios quando vamos a uma festa ou ocasião tão aguardada. É algo que mexe com nosso emocional.


O mesmo acontece se não estivermos nos sentindo bem vestidos para um determinado acontecimento, tendemos a ficar desconfortáveis e deslocados. É ai que a confiança baixa.


Por isso, especial atenção ao que você veste! Não ignore esse item, seja você mulher ou homem.


Se estiver fazendo home office, procure vestir-se para trabalhar, ainda que esteja em casa. Evite pijamas e roupas que não contribuem para que seu cérebro entenda que aquele não é um horário de férias ou de folga.


Na minha opinião, não vejo nada demais em manter as Havaianas nos seus pés se está trabalhando em casa, desde que você mantenha o restante das roupas como blusa, calça ou bermuda mais arrumada que contribua para o entendimento de que aquele momento pede mais produtividade para sua mente e corpo.


Dica 3 - Tenha um diálogo positivo

Nenhum dos dois passos anteriores serão tão eficazes se o seu diálogo interno for fraco. Como tenho dito repetidas vezes nos artigos aqui do blog, tudo começa na mente, com seus pensamentos.


Muita gente ignora os pensamentos, mas eles são a diferença entre Céu e Inferno. Leve a sério essa frase, pois ela é muito verdadeira.


Se seu diálogo interno sempre reforçar o medo, a crítica, os julgamentos (seja a si ou aos outros), e o alimento a crenças limitantes, você pouco poderá fazer em relação a sua confiança.


Se você mantiver um diálogo interno que sempre relembre seus talentos, suas forças, suas realizações, seus valores e os objetivos que você deseja atingir, ou seja, uma conversa sadia e fortalecedora, você estará se mantendo confiante.

O que você diz precisa estar em congruência com os pensamentos e comportamentos. Por isso escolha bem as palavras que você diz a você e aos demais.


É por isso que as pessoas confiantes realizam mais, obtêm maiores status sociais e estão mais satisfeitas com suas vidas. Elas enxergam oportunidades onde muitos só veem barreiras. Elas procuram um motivo para agir no lugar onde muitos dão desculpas para não entrar em ação.

Pessoas com autoconfiança possuem metas mais ousadas e não sucumbem diante do medo das adversidades. Elas vão agir apesar do medo e estão preparadas para superar obstáculos.


Por isso, a autoconfiança (concorde ou não) está acima do talento, pois nela reside a iniciativa. Não há realização alguma sem a iniciativa. A pessoa mais talentosa do mundo pouco ou nada realiza se não usar de seus talentos, pois eles nunca são colocados em prática.




Se você tem de 25 à 39 anos e tem a sensação de estar frustrada(o), com medo do futuro e se sente perdida(o) por uma falta de direção e objetivos quanto a sua carreira ou vida pessoal, eu posso te ajudar. Eu sou Flavio Moreira e ajudo jovens adultos a desenvolveram a inteligência emocional para obter clareza de seus objetivos e atingir metas pessoais ou profissionais. Você pode entrar em contato pelo meu endereço de e-mail que está nas informações de rodapé aqui no site ou demais redes sociais de contato. Será um prazer atuar como um facilitador na sua jornada! Fale comigo se você acredita que posso te ajudar!

Conheça e ouça os meus podcasts, Vem Cmg e Vem Cmg Expresso:

Ouça no Spotify

Ouça em Apple Podcasts

Ouça no Google Podcasts

Ouça no CastBox

Conheça o meu canal no YouTube:

Vem Cmg no YouTube



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NAVEGAÇÃO

ESTEJA CONECTADO COMIGO!

  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco
  • Deezer - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
telegram-flavio-moreira.jpg

© 2021 por Flavio Moreira | Flavio Moreira Coaching & Desenvolvimento Humano | Todos os direitos reservados.