• Flavio Moreira

Autocontrole | 5 coisas para ter mais controle emocional

No Vem Cmg Videocast #036, vou te dar 5 dicas para você lidar melhor com suas fortes emoções e ter mais autocontrole.


Uma pesquisa recente da OMS (Organização Mundial da Saúde), apontou o Brasil como o país com mais ansiosos no mundo.


Segundo o levantamento, alguns dos fatores que causam essa "epidemia"de ansiedade entre os brasileiros estão a instabilidade econômica, as elevadas taxas de desemprego, o medo de ser assassinado e o divórcio.


Eu não sei em que momento da sua vida você se encontra exatamente hoje. Se você se percebe muito ansioso ou não, mas esse assunto foi um dos motivos que me motivou a escrever sobre isso, hoje, para você.


Eu também não consigo saber se você usa técnicas para controle do estresse por exemplo. Muitas são amplamente divulgadas e isso é ótimo para ajudar a lidar com os desafios de nossa rotina.


No momento em que vivemos, ainda enfrentando uma pandemia que trouxe não só o medo de contrair uma doença bem séria, mas também uma crise econômica, é muito relevante discutir maneiras eficazes de minimizar o estresse e lidar melhor com o medo.


Autocontrole é a capacidade de lidar de forma inteligente com as emoções diante das instabilidades e desafios que aparecem. É manter o foco num objetivo ou tarefa sem se deixar levar pelas distrações.


Mesmo cinco meses após o início declarado da pandemia no Brasil, muitas pessoas têm sofrido de ansiedade por cultivar o medo. Os noticiários não param de notificar as estatísticas do número de infectados e mortos, familiares e/ou amigos contraindo a doença.


Como se já não bastasse isso, a preocupação de ficar desempregado ou já estar vivendo essa realidade acabam agravando os severos casos de ansiedade por aqui.


No vídeo de hoje, eu compartilho com você 5 técnicas que aprendi com a metodologia do coaching e nos estudos sobre inteligência emocional que nos ajudam a lidar melhor com nossas emoções e gerenciar o estresse.


Se você sofre de algum transtorno ou tem apresentado uma grande dificuldade para lidar sozinho com o que você passa emocionalmente, eu aconselho que procure o quanto antes o seu médico ou um psicólogo para que se possa avaliar o grau da sua situação.


As técnicas que compartilho aqui, funcionam sim, mas elas são indicadas para quem não sofre com algum transtorno de ordem psicológica ou estão há tempos em tratamento com psicólogo e psiquiatra, principalmente com uso de medicações.


Embora o coaching tenha como uma das consequências a redução dos níveis de estresse e ansiedade, essa é uma metodologia para aumentar a performance e atingir objetivos. Não é um tratamento.


Eu acredito muita na metodologia, a levo muito a sério e preciso te esclarecer isso antes. Por isso, avalie sua situação.


As 5 coisas que você precisa fazer para ter mais autocontrole:


1) Controle de impulsos: adiar a satisfação imediata ou impulso em prol de um bem maior ou objetivo. Por isso, tenha um objetivo bem definido.


2) Procurar distrações: ao se perceber irritado, ansioso ou estressada(o), procure logo algo que te ajude a sair deste estado emocional indesejado, uma atividade que verdadeiramente distraia a sua mente e você curta fazer. Pode ser ouvir uma música, jogar videogame, conversar com amigos, assistir uma série...


3) Foco no presente: ao menor sinal de ruminação, rancor ou de preocupação excessiva com o que nem aconteceu e pode nem acontecer, traga a sua mente para saborear o que você vive agora. Neste caso, livre-se das distrações enquanto está ocupado com alguma atividade. Se está assistindo um filme, fique apenas com ele, esqueça as mensagens de WhatsApp. Se está lendo, volte a atenção apenas para o livro e desative as notificações do celular. Se está se alimentando, deguste cada garfada, sinta o gosto do alimento.


Existem técnicas interessantes para exercitar o foco, como a meditação, por exemplo. Além dela, conheci recentemente, por meio da filósofa Lucia Helena Galvão (Nova Acróple), uma técnica chamada Tratak, que consiste em fixar o olhar em um pontinho que está no centro de um circulo grande. Você inicia a observação concentrada no pontinho com a meta de um minuto sem desviar a atenção, e aos poucos, vai aumentando esse tempo.


4) Seis Segundos: essa sim é uma técnica que aprendi com o coaching e aplico em alguns casos com os meus coachees (clientes em processo de coahcing), quando eles precisam de algo que os ajude no controle de estados emocionais.


Quando sentir que está a ponto de agir por impulso ou que está muito nervosa(o) ou ansiosa(o), experimente respirar profundamente e contar até seis. É tempo suficiente para ajudar o seu cérebro a "esfriar"diante da forte emoção e abrir caminho para uma atitude mais apropriada e com mais clareza.


5) Ensaio mental: essa é mais uma técnica que também aprendi com o coaching. Experimente, ao fim do dia, dar uma avaliada em como você se comportou durante o dia. Teve alguma atitude que poderia ser melhor?


Então reveja aquela cena exatamente como foi, identifique e decida o que você gostaria de melhorar no seu comportamento. O que você faria diferente?


Edite essa cena inserindo a nova atitude 3.0 (melhorada). Veja, sinta e ouça tudo o que acontece enquanto você está mais calma(o). Vivencie a nova atitude e crie um cenário futuro onde você poderá usá-la.


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