• Flavio Moreira

Autocontrole - como você dita o ritmo de suas emoções?

Compensação é o assunto da semana no Vem Cmg Expresso que explica como viver os extremos das emoções traz um contrabalanço que pode ser perturbador.


As emoções são um processo automático do cérebro. A sensação corporal da manifestação de uma emoção mostra sinais do que se passa conosco diante de cada estímulo, geralmente externo.


Quando tomamos consciência de nossas emoções podemos dizer o que estamos sentindo, tornando este processo, agora, consciente. A partir dessa tomada de consciência, podemos seguir dois caminhos: se deixar levar pela emoção e o instinto do que ela pode nos provocar de ação ou questionar se há uma maneira mais adequada de se portar e encarar a situação.


Quando optamos pela decisão primeira, agimos de acordo com nossos instintos, e nesse momento, podemos agir igual aos demais animais que não possuem um processo racional de pensamento.


Ao nos submetermos às ações instintivas, podemos ser como um barco à deriva, onde são nossas emoções que nos governam e agimos inteiramente com base nelas. Dependendo da intensidade da emoção, podemos fazer um estrago.


No Vem Cmg Emxpresso dessa semana, eu falo sobre a intensidade das emoções e seu movimento de compensação. Abordo que viver no limite máximo de qualquer emoção, seja ela considerada positiva ou negativa, tem suas consequências não benéficas.


Como podemos escapar desse movimento pendular da intensidade emocional? É o que explico nesse episódio. Ouça no player, no topo desse artigo, ou aqui assista ao vídeo aqui embaixo.



Se você tem de 25 à 39 anos e tem a sensação de estar frustrada(o), com medo do futuro e se sente perdida(o) por uma falta de direção e objetivos quanto a sua carreira ou vida pessoal, eu posso te ajudar. Eu sou Flavio Moreira e ajudo jovens adultos a desenvolveram a inteligência emocional para obter clareza de seus objetivos e atingir metas pessoais ou profissionais. Você pode entrar em contato pelo meu endereço de e-mail que está nas informações de rodapé aqui no site ou demais redes sociais de contato. Será um prazer atuar como um facilitador na sua jornada! Fale comigo se você acredita que posso te ajudar!

Conheça o meu programa de desenvolvimento pessoal, Do Íntimo ao Compartilhado


Conheça e ouça os meus podcasts, Vem Cmg e Vem Cmg Expresso:

Ouça no Spotify

Ouça em Apple Podcasts

Ouça no Google Podcasts

Ouça no CastBox

Conheça o meu canal no YouTube:

Vem Cmg no YouTube



3 visualizações0 comentário