• Flavio Moreira

Carreira: falta coragem para mudar de emprego ou profissão?

Uma reflexão para te ajudar a ver a mudança por um outro ângulo.

Imagem de energepic.com com Pexels



Tentei fugir de mim, mas onde eu ia eu estava.
Tiririca

Você pode até tentar muito, mas chega uma hora em que não dá. Parece que a situação grita com muita força para te lembrar que você não faz o que tem a ver com você.


Você, então, vai se descobrir - ou já até sabe-, há tempos, QUAL É A SUA, e resolve fazer a tão sonhada mudança de carreira e viver do que realmente nasceu para ser. É quando começa a bater o frio na barriga, um medo congelante que te impede de dar um passo a frente.


Você começa a se sabotar, desconfia da sua capacidade, começa a ir contra a sua verdade, desacredita de você e deixa que o menor sinal de palavras nada encorajadoras dos outros, em relação a sua decisão de mudança, afetem o planejamento do que você combinou consigo mesma(o).


O que está havendo? Desistir passou a ser uma opção?


Você se convence que sim. Infelizmente...


Você aborta a missão e segue infeliz no que faz. Num primeiro momento você encontra justificativas para embasar os motivos pelos quais você deve sim continuar fazendo o que não está em congruência com quem você nasceu para ser. Afinal de contas, são muitos os boletos a pagar, as viagens que você não pode nem pensar em deixar de fazer, os pais e amigos que você não quer desapontar.


Todos ficam satisfeitos, exceto você, num médio ou longo prazo. A insatisfação volta... Lá está você novamente chateado, triste e com aquela sensação de incongruência na vida mais uma vez.


Encarar uma nova tentativa de mudança? Será que dá tempo? Sempre dá, mas...


Vem aquele pensamento: "vai fazer tudo aquilo de novo para depois desapontar as pessoas e sentir medo porque sabe que você não vai conseguir? Vale a pena?"


Essa mesma voz na sua cabeça te responde: "não, não vale! Fique aqui na sua! Pelo menos aqui você tem um salário que paga seus boletos, todo mundo já te conhece. Uma hora você é promovido. É só continuar empenhada(o)."


E essa mesma história poderia ser contada para quem deseja trocar de emprego, mas sente sempre medo de fazer isso e desiste.


Vivemos nos enganando, mas a nossa verdade grita. E ela sempre aparece para nos lembrar quem realmente somos. Ela pede que a gente se investigue e que não desista até encontrar o nosso real papel.


Muitos de nós fomos doutrinados a pensar o trabalho como apenas um meio de sobrevivência e não de realização também. E isso tem custado caro a diversas gerações até aqui, onde uma maioria paga o preço com sua saúde, bem-estar físico e mental.


Você e eu temos a chance de fazer - não só por nós -, mas como exemplo para as futuras gerações, com que essa história possa ser ressignificada e pensada de uma forma mais edificante.


Pessoas que vivem do que vieram ao mundo para ser e não para satisfazer necessidades mundanas. Existe um papel que o trabalho pode oferecer que vai além de diplomas e certificados que "atestam" se você está apto ou não para exercer uma função.


Por meio do que você faz é possível curar pessoas, trazer soluções para suas vidas, para o meio ambiente, para os animais, as plantas e para a evolução de todos.


Infelizmente, essa não é uma visão amplamente discutida quando se fala de trabalho. É uma pena...


Ainda assim, no Vem Cmg Expresso dessa semana, eu trago uma reflexão para você que está em dúvida e com medo do futuro (por temer uma decisão profissional que precisa fazer hoje).


Ouça o programa no topo desse post ou assista logo aqui embaixo:



Se você tem de 25 à 39 anos e tem a sensação de estar frustrada(o), com medo do futuro e se sente perdida(o) por uma falta de direção e objetivos quanto a sua carreira ou vida pessoal, eu posso te ajudar. Eu sou Flavio Moreira e ajudo jovens adultos a desenvolveram a inteligência emocional para obter clareza de seus objetivos e atingir metas pessoais ou profissionais. Você pode entrar em contato pelo meu endereço de e-mail que está nas informações de rodapé aqui no site ou demais redes sociais de contato. Será um prazer atuar como um facilitador na sua jornada! Fale comigo se você acredita que posso te ajudar!


Conheça o meu programa de desenvolvimento pessoal, Do Íntimo ao Compartilhado


Conheça e ouça os meus podcasts, Vem Cmg e Vem Cmg Expresso:

Ouça no Spotify

Ouça no deezer

Ouça em Apple Podcasts

Ouça no Google Podcasts

Ouça no CastBox

Conheça o meu canal no YouTube:

Vem Cmg no YouTube



1 visualização0 comentário