• Flavio Moreira

Como dizer não educadamente para aqueles que não apoiam sua ideia

A falta de apoio de pessoas próximas e a necessidade de agradar são duas das barreiras que impedem aspirantes a empreendedores a tirar a ideia do papel


Foto de Fernanda Moreira



Imagino que esse cenário não seja novo para você: tu tens uma ideia, está empolgado com ela, não vê a hora de dividi-la com o mundo, mas quando começa a contar para as pessoas, algumas delas não demonstram o menor apoio. Soa familiar?


Esse tipo de situação é muito comum na vida de pessoas que desejam empreender, mas esbarram na falta de aprovação de familiares e amigos. Essa sensação de ter a ideia rejeitada frustra muitos aspirantes ao empreendedorismo e faz com que muitos deles adiem ou desistam de criar o seu próprio negócio.


Não perceber o apoio de pais, irmãos, maridos ou esposas, amigos e familiares é um dos maiores golpes que um aspirante a empreendedor pode tomar. Ele cria uma expectativa de que essas pessoas que ele ama devem apoia-lo a todo custo.


Ele(a) acredita, que por amor e pelos laços desses relacionamentos, essas pessoas seriam as últimas a não comprarem suas ideias. Porém, nem sempre essa expectativa se cumpre, e logo, a tristeza e a sensação de descaso é quase que inevitável.

No entanto, a grande verdade é que muitas vezes esse apoio não ocorrerá e não há nada de errado com isso, embora muitas pessoas se sintam desencorajadas a seguir em frente. Muitos dos grandes e maiores empreendedores no Brasil e no mundo não tiveram apoio daqueles que eles consideram ou consideravam as pessoas mais importantes de duas vidas.


Em muitos exemplos, esses grandes empreendedores foram tirados como loucos, sonhadores, contadores de história e até mesmo, em alguns casos, foram alvo de piadas, tamanha a descrença de outras pessoas em suas ideias.


Ainda assim, eles fizeram uma escolha. E eu duvido que você não vá acertar essa... Qual a escolha que eles fizeram?


Se você respondeu CONTINUAR, acertou! Eles mantiveram a convicção em seus projetos e desenvolveram a resiliência para se manterem firmes quando outros desistiriam.


Claro, que num cenário desses, nunca é fácil. Mas está longe de ser impossível. Com bastante consistência no treino do seu autocontrole e confiança nos seus valores, manter o foco passa a ser cada vez mais natural.


Logo, não será qualquer palavra que não incentive que fará você desistir ou se chatear a ponto de desistir do seu objetivo.


No Vem Cmg dessa semana, eu explico como você diz não para aqueles que não apoiam a sua ideia e segue adiante no seu objetivo empreendedor.


Praticando o que eu falo aqui, você vai passando a adotar uma postura que não fará você recuar quando alguém te disser "pare de sonhar", "volte ao que estava fazendo, pois é arriscado".


Você dirá não, educadamente, e seguirá rumo ao empreendedorismo, pois isso faz sentido para você.


Assista o vídeo desse episódio aqui embaixo ou ouça o programa no topo desse post.


Se você tem de 25 à 39 anos quer sair da CLT ou do emprego público para empreender, mas tem a sensação de estar frustrada(o), com medo do futuro e se sente perdida(o) por uma falta de direção e objetivos quanto a sua carreira, eu posso te ajudar. Eu sou Flavio Moreira e ajudo pessoas a desenvolveram a inteligência emocional para viver daquilo que gera satisfação, motivação e realização. Você pode entrar em contato pelo meu endereço de e-mail, que está nas informações de rodapé aqui no site, ou demais redes sociais de contato. Será um prazer atuar como um facilitador na sua jornada! Fale comigo se você acredita que posso te ajudar!


Agende uma sessão gratuita Tomando as Rédeas

Conheça o meu programa de desenvolvimento pessoal, Do Íntimo ao Compartilhado


Conheça e ouça os meus podcasts, Vem Cmg e Vem Cmg Expresso:

Ouça no Spotify

Ouça no deezer

Ouça em Apple Podcasts

Ouça no Google Podcasts

Ouça no CastBox

Conheça o meu canal no YouTube:

Vem Cmg no YouTube



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NAVEGAÇÃO

ESTEJA CONECTADO COMIGO!

  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco
  • Deezer - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
telegram-flavio-moreira.jpg

© 2021 por Flavio Moreira | Flavio Moreira Coaching & Desenvolvimento Humano | Todos os direitos reservados.