• Flavio Moreira

Empreendedorismo: você se sente preparada(o) para gerir seu negócio?

Muito além dos planejamentos, objetivos e metas existe uma questão emocional que quem deseja empreender deve estar atento para desenvolver.


Imagem de Aleksandr Davy Dov


Você se sente despreparada(o) para gerir o seu próprio negócio e por isso adia ou desconsidera o seu desejo por empreender?


Se essa é uma questão que parece visitar a sua mente, saiba que você não está sozinho(a). Entre outubro e novembro de 2020, o Fala!Universidades, startup brasileira especializada em universitários, entrevistou alunos em 47 universidades nas cinco regiões do país.


O objetivo da pesquisa era entender a relação dos estudantes de ensino superior, entre 17 e 25 anos de idade, e o empreendedorismo, levando em consideração a internet como plataforma de negócio.


Dos entrevistados, 77% dos universitários já tinham pensado em empreender, e 35% pretendiam começar o próprio negócio ainda durante a faculdade.


Porém, 79% dos entrevistados sentem medo de empreender e o principal motivo desse medo (para 53% dos universitários) é a preocupação de não saber administrar a própria empresa.


Como dados do próprio IBGE em 2019, seis em cada dez empresas são fechadas após cinco anos de vida, no Brasil. Isso escancara a falta de conhecimento e educação em gestão de pessoas e administração de negócios.


No entanto, se investigarmos mais a fundo o déficit desses conhecimentos, pode também estar relacionada a falta de clareza sobre si.


Quanto mais você conhece sobre você, mais entende o que faz sentido para estar na sua vida e quais passos você precisa dar na sua caminhada de preparação e ação.


Eu considero que antes mesmo de adquirir e se desenvolver sobre conhecimentos em gestão de empresa, o aspirante a empreendedor deve se desenvolver em quatro pontos:


  • Autoconfiança

  • Autodomínio

  • Atenção

  • Imaginação


É sobre esses quatro pilares que falo neste Vem Cmg que você pode ouvir no topo deste post ou assistir no vídeo abaixo. Confira!



Se você tem de 25 à 39 anos quer sair da CLT ou do emprego público para empreender, mas tem a sensação de estar frustrada(o), com medo do futuro e se sente perdida(o) por uma falta de direção e objetivos quanto a sua carreira, eu posso te ajudar. Eu sou Flavio Moreira e ajudo pessoas a desenvolveram a inteligência emocional para viver daquilo que gera satisfação, motivação e realização. Você pode entrar em contato pelo meu endereço de e-mail, que está nas informações de rodapé aqui no site, ou demais redes sociais de contato. Será um prazer atuar como um facilitador na sua jornada! Fale comigo se você acredita que posso te ajudar!


Agende uma sessão gratuita Tomando as Rédeas

Conheça o meu programa de desenvolvimento pessoal, Do Íntimo ao Compartilhado


Conheça e ouça os meus podcasts, Vem Cmg e Vem Cmg Expresso:

Ouça no Spotify

Ouça no deezer

Ouça em Apple Podcasts

Ouça no Google Podcasts

Ouça no CastBox

Conheça o meu canal no YouTube:

Vem Cmg no YouTube

0 visualização0 comentário