• Flavio Moreira

Mentalismo

Atualizado: 2 de Jul de 2020

Como a mente pode ser utilizada para ser mais do que um processador de pensamentos excessivos de passados que aprisionam e de futuros que são temidos, para se tornar na maior ferramenta de criação e solução que você pode ter?

Imagem de Ben White via Unsplash



Se houvesse uma maneira de você, e só você, resolver o seu maior problema de momento, o que você faria para resolvê-lo?


Independente de qual resposta você tenha encontrado, foi preciso primeiramente pensar a respeito. E o que foi pensado? Como aconteceu esse pensamento? O que passou pela sua cabeça?


Nesse artigo, falarei sobre como podemos utilizar a mente para ser uma poderosa ferramenta que lançará luz sobre o recado que você veio dar ao mundo, por meio de suas criações. Você verá, também, como os seus pensamentos refletem exatamente comportamentos e resultados correspondentes ao que foi criado na sua mente. Isso seria bom ou ruim? Veremos...


Te convido a entender junto comigo nas próximas linhas esse primeiro princípio das Leis da filosofia hermética com aplicabilidade nos nossos dias.


Tudo começa na mente. Todas as coisas que você pode observar a sua volta, foram antes, criações na mente de um criador. A cadeira em que você está sentada(o) agora foi, em algum momento, uma imaginação na mente de um designer de móveis. Um personagem do seu seriado preferido da Netflix, foi antes de mais nada, uma imagem mental idealizada no pensamento do roteirista.


Antes de chegar às suas mãos, o iPhone foi uma ideia na mente de Steve Jobs. A história de Guerra nas Estrelas foi um universo criado e existente apenas na cabeça de George Lucas antes de ser produzido, filmado e chegar aos cinemas para ser um sucesso de bilheteria nos anos 70 e 80.


A música Help! foi algo imaginado na cabeça dos Beatles antes de ganhar vida em um papel e nas reproduções sonoras de cada instrumento, até virar um grande hit das rádios em todo mundo nos 60.


O almoço que você, seu marido, mãe ou esposa fez hoje foi, primeiramente, ilustrado de alguma forma na mente de um deles até chegar ao seu prato. A planilha de orçamento mensal que você criou, foi uma criação na sua cabeça, ainda que incompleta, até que tomasse forma com linhas, cores, números e um arquivo nomeado na nuvem.


Eu quis começar por todos esses exemplos para mostrar a simplicidade do conceito que introduziu esse post. E este conceito foi: tudo começa na mente.


Saber e lembrar disso constantemente nos ajuda a compreender que desde nossas criações mais simples até grandes feitos, todo o esboço e processo de ideação começam nessa poderosa ferramenta chamada mente.


Por isso, a importância de estarmos vigilantes aos nossos pensamentos. Neles, tudo produzimos, das grandes ideias até as coisas que não edificam.


É também na mente que alimentamos uma mentalidade que vibra emoções positivas ou negativas. É nela que criamos, mantemos e vibramos os diversos níveis entre coragem e medo, amor e ódio, alegria e tristeza.


Novamente: tudo inicia na mente. Entender esse princípio significa compreender que na sua grande tela mental, você cria o que quiser e o que tiver para dar. É nela que você imagina a concepção para a solução de seus problemas, para dar vida a uma ideia ou meta. Assim tem origem um embrião.


A sua próxima viagem pode ser imaginada na sua mente, o seu desejado novo emprego também. As características da pessoa que você ainda não encontrou para casar podem ser criados na sua cabeça, assim como o empreendimento que você quer fundar ou a casa que quer comprar.

Você pára para imaginar essas coisas? Você usa essa ferramenta para criar o primeiro protótipo das suas ideias? Você usa a mente para conceber a ideia da versão de melhor pessoa que você quer se tornar?


E a melhor pergunta: você usa a mente para expandir a sua consciência e traçar o que você poderia fazer com os seus talentos para tornar esse mundo um pouco melhor?


Se existe um objetivo comum entre todos nós, que estamos neste mundo, este é a elevação de consciência. Esse processo só é obtido se estivermos em constante criação mental favorável a nos tornarmos melhores do que somos, a cada dia.


Buscar entender se estamos vivendo com a prática de mais atos de luz ou sombra, se estamos evoluindo ou não em relação ao nosso desenvolvimento intelectual. Se estamos mais emocionalmente equilibrados ou se temos agido mais com base em nossos instintos.


O egoísmo é a base de todas as mazelas da humanidade. É a partir dele que surge tudo o que é diabólico (que significa aquilo que divide, pela origem da palavra). A existência da fome, pobreza, corrupção, guerras, polaridade política, racismo... Tudo tem como ponto de partida e origem, o egoísmo.


A evolução de consciência é possível a medida que realizamos um processo mental de criação de um ideal maior, que nos coloque acima do egoísmo, numa vibração mais positiva e que nos leva para mais próximo de nos tornarmos uma unidade.

Todos os acontecimentos que vivenciamos pela dor, nos recobram e reforçam a necessidade de um caminho que trilhe os passos da união, possibilitada pelo AMOR. O que vibra abaixo do AMOR, sendo de mesma natureza, porém em outra extremidade, pode ser chamado de ÓDIO.


Quanto mais perto do AMOR, mais próximos da unidade, e portanto, próximos da solução de todas as nossas mazelas. Quanto mais próximos do ÓDIO, mais próximos da divisão e de nossas mazelas estaremos.


A criação de uma mentalidade que vibre AMOR começa em perguntas como:


  • O que eu posso fazer hoje para ser uma pessoa mais amorosa?

  • Que atitudes DEUS/UNIVERSO/SHIVA/BUDA/NATUREZA teriam no meu lugar que evidenciariam mais amor?

  • Quem para mim é um exemplo de amor e que eu poderia me espelhar?

  • Como posso usar meus talentos para viver a minha verdade?

  • Quais dos meus talentos podem ser usados para tornar o meio em que vivo melhor?

  • Como esses talentos podem fazer a diferença para melhorar a minha vida e das pessoas com quem convivo? Que problemas esses talentos podem ajudar a resolver?


Ao fazer essas perguntas, você começa todo um processo de idealizar cenários, possibilidades, pessoas, ambientes, situações e a imagem de um futuro onde as peças podem ser encaixadas e tudo é realizado positivamente.


Esse processo mental, que todo ser humano é capaz, te evidencia como um humano. Como alguém que tem posse de si, portanto, é de fato uma pessoa. Não é só mais um que age de acordo com seus instintos, o que seria igual a qualquer outro animal de outras espécies. É alguém que passa pelo mundo e deixa marcas que mostram a evolução da nossa espécie homo sapiens, que resolve e concilia coisas e situações.


Você é o artista que cria obras que edificam, que têm utilidade e que fazem a diferença na sua vida e nas vidas de outras pessoas. Suas criações passam o recado que você veio dar ao mundo, afinal, você não recebeu e desenvolveu seus talentos à toa.


Essa consciência expandida por meio de uma atenção (estender enquanto cria), marca a materialização de evolução. E acredite ou não, isso é um exemplo de elevação espiritual.


Entenda CRIAÇÃO como tudo, desde o trabalho que você executa até os pensamentos, sentimentos e comportamentos que você exibe. Lembre-se que a mente pode criar coisas edificantes ou destrutivas e o que você escolhe pensar é determinante para a obra que ganhará vida.




Se você tem de 25 à 39 anos e tem a sensação de estar frustrada(o), com medo do futuro e se sente perdida(o) por uma falta de direção e objetivos quanto a sua carreira ou vida pessoal, eu posso te ajudar. Eu sou Flavio Moreira e ajudo jovens adultos a desenvolveram a inteligência emocional para obter clareza de seus objetivos e atingir metas pessoais ou profissionais. Você pode entrar em contato pelo meu endereço de e-mail que está nas informações de rodapé aqui no site ou demais redes sociais de contato. Será um prazer atuar como um facilitador na sua jornada! Fale comigo se você acredita que posso te ajudar!


Conheça e ouça os meus podcasts, Vem Cmg e Vem Cmg Expresso:

Ouça no Spotify

Ouça em Apple Podcasts

Ouça no Google Podcasts

Ouça no CastBox

Conheça o meu canal no YouTube:

Vem Cmg no YouTube




1 visualização0 comentário

NAVEGAÇÃO

ESTEJA CONECTADO COMIGO!

  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco
  • Deezer - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
telegram-flavio-moreira.jpg

© 2021 por Flavio Moreira | Flavio Moreira Coaching & Desenvolvimento Humano | Todos os direitos reservados.