• Flavio Moreira

Motivação - Como construir uma?

Automotivação é o tema deste mês no Vem Cmg Podcast, no terceiro episódio da série sobre inteligência emocional.


Por muitos anos, o que ouvi sobre motivação estava sempre muito relacionado a algo externo. Não entendeu? Posso explicar melhor.


Ouvi coisas sobre palestra motivacional para dar um gás na equipe. Ouvir uma música animada para dar um estímulo nos treinos da academia. Conversar com alguém que faça outra pessoa ficar motivada.


Um belo dia, dou de cara com o termo automotivação, quando comecei a ler sobre inteligência emocional. Descobri que essa tal de automotivação é um dos pilares da inteligência emocional segundo Daniel Goleman, autor do best seller que leva o nome deste assunto.


A partir daquele momento, fazia total sentido para mim que a motivação possa ser buscada dentro de cada um de nós. Entendi bem o que era necessário para tornar isso possível. Mas seria tão fácil assim na prática?


Para descobrir a resposta, não só me aprofundei - como continuo me aprofundando sobre o tema inteligência emocional -, como também passei a aplicar de maneira mais consciente os conceitos dessa importante competência.


Motivação tem relação direta com tudo aquilo que você engaja. São os seus valores que governam suas ações, que te colocam em movimento. E são suas crenças, tudo o que você acredita - sejam fortalecedoras ou limitantes -, que dão permissão para que você aja.


Se você não conhece seus valores, precisa começar se perguntando o que é importante para você (exemplo: liberdade, reconhecimento, conhecimento, segurança...). E isso é assunto para mais desdobramentos e será abordado em outro post.


Ao canalizar suas emoções para se preparar melhor ou atingir um resultado, você coloca em prática a automotivação.


É claro que esse empenho das emoções parar gerar ações realizadoras funciona melhor com aquilo que verdadeiramente é importante para você, os seus valores.


No Vem Cmg Podcast desse mês, eu explico as questões ligadas a automotivação, como otimismo x pessimismo, esperança, flexibilidade, resiliência, impotência e desespero. Falo, também, sobre como os estados de espírito e o autocontrole afetam a motivação intrínseca.


Esse é o primeiro Vem Cmg Podcast disponível também em vídeo - sem ser um episódio de bate papo. Você pode assistir logo abaixo ou ouvir pelo player no topo desse post.



Se você tem de 25 à 39 anos e tem a sensação de estar frustrada(o), com medo do futuro e se sente perdida(o) por uma falta de direção e objetivos quanto a sua carreira ou vida pessoal, eu posso te ajudar. Eu sou Flavio Moreira e ajudo jovens adultos a desenvolveram a inteligência emocional para obter clareza de seus objetivos e atingir metas pessoais ou profissionais. Você pode entrar em contato pelo meu endereço de e-mail que está nas informações de rodapé aqui no site ou demais redes sociais de contato. Será um prazer atuar como um facilitador na sua jornada! Fale comigo se você acredita que posso te ajudar!

Conheça o meu programa de desenvolvimento pessoal, Do Íntimo ao Compartilhado


Conheça e ouça os meus podcasts, Vem Cmg e Vem Cmg Expresso:

Ouça no Spotify

Ouça em Apple Podcasts

Ouça no Google Podcasts

Ouça no CastBox

Conheça o meu canal no YouTube:

Vem Cmg no YouTube



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NAVEGAÇÃO

ESTEJA CONECTADO COMIGO!

  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco
  • Deezer - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
telegram-flavio-moreira.jpg

© 2021 por Flavio Moreira | Flavio Moreira Coaching & Desenvolvimento Humano | Todos os direitos reservados.