• Flavio Moreira

O perdão como seu maior trunfo

Por que o perdão é tão importante para a qualidade dos nossos relacionamentos e para a nossa saúde física e mental?



O perdão muitas vezes é mal interpretado. Uma das maiores interpretações dadas ao entendimento desse termo é de uma benção ou prêmio a quem nos fez algo ruim. Julgamos aqueles que acreditamos não merecer perdão.


O perdão é muito importante para a saúde física e emocional, para o bem-estar e qualidade dos relacionamentos. O campo de batalha fica aberto quando o perdão não é considerado dentro das relações.


As diferenças passam a dar as cartas alimentando o rancor e gerando ressentimento. Logo, o estresse fica evidente.


As emoções negativas geradas pela falta de perdão são um sinal claro de baixo nível de inteligência emocional e geram desconforto, mexem na atividade cardiovascular, a pressão arterial sobe, a qualidade do sono diminui, aumentando os níveis de cortisol no organismo (o hormônio gerador do estresse) e reduzem a eficácia do sistema imunológico.


O perdão ativa áreas do cérebro que que estão relacionadas à empatia e o autocontrole. Esse fato ajuda o indivíduo a olhar as situações por um ângulo diferente e mais amplo, gerando perspectiva. Assim ele provoca a predisposição para entender os motivos pelos quais alguém agiu de maneira que o tenha ferido.

A autorregulação ou autocontrole, contribui para conter a raiva, rancor e frustração e a atitude passe a ser de maior compreensão, pois há uma reinterpretação do evento.


Pessoas que têm por hábito perdoar, apresentam um imunidade mais forte e uma pressão arterial mais bem controlada, recorrem menos ao álcool, medicamentos e tóxicos. São indivíduos menos sujeitos à depressão.


Seus relacionamentos têm menos conflitos.

Como você lida com o perdão? Ele é uma prática comum e diária para você ou sente mais dificuldade para perdoar? Para ter uma ajuda para enxergar as coisas com uma perspectiva maior e desenvolver o olhar para os outros lados da história, e assim desenvolver mais prática do perdão, conheça o meu programa de desenvolvimento pessoal logo abaixo!




Se você tem de 25 à 39 anos e tem a sensação de estar frustrada(o), com medo do futuro e se sente perdida(o) por uma falta de direção e objetivos quanto a sua carreira ou vida pessoal, eu posso te ajudar. Eu sou Flavio Moreira e ajudo jovens adultos a desenvolveram a inteligência emocional para obter clareza de seus objetivos e atingir metas pessoais ou profissionais. Você pode entrar em contato pelo meu endereço de e-mail que está nas informações de rodapé aqui no site ou demais redes sociais de contato. Será um prazer atuar como um facilitador na sua jornada! Fale comigo se você acredita que posso te ajudar!


Conheça o meu programa de desenvolvimento pessoal, Do Íntimo ao Compartilhado


Conheça e ouça os meus podcasts, Vem Cmg e Vem Cmg Expresso:

Ouça no Spotify

Ouça no deezer

Ouça em Apple Podcasts

Ouça no Google Podcasts

Ouça no CastBox

Conheça o meu canal no YouTube:

Vem Cmg no YouTube




0 visualização0 comentário