• Flavio Moreira

O que você deixa de fazer pelo medo de começar imperfeito?

Quando que hoje é o melhor dia para iniciar o que precisa ser feito com o que você tem nas mãos?

Imagem de Lothar Dieterich por Pixabay


Quando eu comecei o Vem Cmg Podcast eu fiz uma coisa que eu não queria: iniciei o projeto e as gravações sem alguns equipamentos que fariam total diferença na qualidade do áudio do programa.


Eu já estava com roteiros, lista de convidados, agendamentos e até data de lançamento quando me dei conta, dentro do estúdio, que precisaria de uma placa de interface para fazer a comunicação entre mesa de som e notebook.


Aquela altura um misto de frustração com incredulidade bateram dentro de mim. Ainda assim, eu sabia que eu queria lançar o programa no dia 30 de março de 2017.


Foi então, que vieram os questionamentos: "como posso fazer para gravar os episódios mesmo diante dessa adversidade e lançar na data que desejo?", "compro ou não essa placa a essa altura?"


Não demorou muito para ver que eu ainda precisaria pesquisar mais sobre a placa ideal, ou uma que me atenderia bem naquele momento, e que ainda assim, talvez não fosse chegar a tempo de gravar todos os oito episódios e lançar a temporada no dia desejado.


Foi quando, depois de ponderar essas questões, decidi iniciar as gravações apenas com o microfone interno do notebook, mesmo dentro do estúdio. Ou seja, iniciei o projeto sem utilizar a mesa de som e o microfone profissional para as gravações.


Eu sabia que começar desse jeito trazia consequências como entregar um áudio com uma qualidade abaixo da que eu almejava. Mas precisei lidar com isso naquele momento.


Os dois primeiros episódios já haviam sido gravados com o microfone interno do notebook, enquanto eu viajava de folga por Santa Catarina. Mais precisamente, os dois primeiros episódios do Vem Cmg foram gravados em Blumenau.


De volta ao Rio, em janeiro de 2017, instantes após as gravações do primeiro episódio de bate papo, falei com o amigo e convidado, Cleanto Rodrigues - O DJ Cleanto -, sobre a dificuldade em função da ausência da placa de interface. Pedi a ele uma indicação.


Prontamente, Cleanto me respondeu: "use a UCA 202 da Behringer".


Indicação recebida, logo fui atras da UCA, mas aquela altura eu já havia gravado parte dos episódios e não queria dar um diferença de qualidade dentro da mesma temporada. Eu já tinha aceitado as condições e o desafio de fazer com qualidade inferior naquele momento.


A primeira temporada foi ao ar com oito episódios e o lançamento foi feito. Deu tudo certo!


A partir da segunda temporada, eu já tinha a placa de interface e pude usa-la para toda a produção, o que me possibilitou utilizar a mesa de áudio e o microfone profissional. Conclusão: melhorei a qualidade do áudio do programa, deixando da maneira que eu desejava desde o início.


Muitas vezes as pessoas deixam de tocar um projeto pessoal ou profissional por medo, pois ainda não têm as condições ideais. Falta coragem e sobra medo de escuro.


Medo de se apaixonar porque ainda não tem a vida profissional que gostaria e bate o medo de ser desinteressante para o outro.


Não termina um relacionamento infeliz pelo medo de ficar sozinha, pois o que tem atualmente pelo menos sustenta um modelo "perfeito"imposto por pais ou sociedade.


Vai agindo como procrastinador e não começa a empreender porque é melhor esperar a aposentadoria para fazer isso, pois estará mais estabilizado, com mais tempo e experiência.


E assim, muitos de nós vamos vivendo sem nos darmos conta que a vida é agora. O presente constrói o futuro que se deseja e é o único tempo possível de ação.


No vídeo abaixo, eu falo sobre a minha história pessoal com a criação do Vem Cmg Podcast, onde precisei vencer o medo de começar sem as condições perfeitas para materializar o meu projeto. Com o tempo eu fui realizando as melhorias e cheguei na versão do programa que você ouve hoje no seu agregador de podcast favorito.


O que hoje você gostaria de realizar, mas ainda espera o mundo perfeito?


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NAVEGAÇÃO

ESTEJA CONECTADO COMIGO!

  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco
  • Deezer - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
telegram-flavio-moreira.jpg

© 2021 por Flavio Moreira | Flavio Moreira Coaching & Desenvolvimento Humano | Todos os direitos reservados.