• Flavio Moreira

Perfil - você conhece o seu estilo de comportamento?

Entender quais são suas preferências naturais de comportamento é fundamental para o seu autoconhecimento, melhora da qualidade de sua tomada de decisão e aumento de performance.


É muito comum ver equipes de Recrutamento e Seleção utilizando o que chamamos de teste de análise comportamental, muito conhecido como DISC, para ajudar na verificação do perfil dos candidatos a uma vaga e contribuir para uma escolha mais acertada para preencher o cargo.


Porém, você não precisa ser um profissional de RH ou esperar passar por um processo que te mostre o resultado de seu teste de análise comportamental para conhecer o seu perfil.


Existem algumas literaturas, como o excelente livro do consultor Eduardo Ferraz, o Seja a Pessoa Certa no Lugar Certo, que oferecem esse teste, assim como algumas opções pela internet.


É claro que testes e ferramentas mais precisas e complexas são melhores na acuidade dessa verificação e estes podem ser encontrados com empresas especializadas de Recrutamento e Seleção, Consultorias de desenvolvimento pessoal, psicólogos e Coaches que levam o coaching a sério.


Flavio, mas o que seria esse teste de perfil comportamental?


Pensa o seguinte: todos nós temos quatro dimensões do nosso comportamento. Nós não somos somente uma dessas dimensões. Todas elas coexistem em nós, mas variam em grau de pessoa para pessoa.


Uma das dimensões que o teste DISC avalia é a Dominância. Essa dimensão é responsável apontar qual a nossa preferência ao lidar com problemas e tomada de decisão, principalmente novas dessas situações. Aqui entendemos se somos mais motivados, enérgicos e ousados nesses quesitos ou se somos mais suaves e conservadores.


Tem a dimensão Influência que mede em que grau nós interagimos com novas pessoas. Aqui é possível checar se somos mais persuasivos, inspiradores e entusiásticos ou se somos mais retraídos e distante nos novos contatos.


Já a dimensão Estabilidade, a terceira a ser analisada, é responsável por nos mostrar a nossa preferência ao ditar o ritmo dos ambientes. Podemos estar mais próximos de levar o local com paciência e previsibilidade ou sermos mais espontâneos e impetuosos.


Por último, há a dimensão Cautela ou Conformidade, que aponta como preferimos lidar com regras, protocolos, normas e padrões. Nessa dimensão, conseguimos descobrir se estamos mais próximos da prudência e perfeccionismo ou se nos aproximamos mais da rebeldia e do desafio.


Nos processos de Coaching que aplico nos meus coachees (clientes em coaching) eu inicio o processo pela aplicação de alguns testes, entre eles o DISC (Dominância, Influencia, Estabilidade e Cautela).


Isso é importante para que eu possa personalizar a experiência do processo de coaching de acordo com as necessidades de cada pessoa e seu estilo preferencial de comportamento.


É importante informar que esse teste não visa mostrar se você está certo ou errado. Se você tem que melhorar ou mudar algo em você. Ele apenas aponta a sua forma de comportamento natural, aquela que você executa quando não se percebe observado e não está pensando conscientemente no que fazer.


Não existe comportamento melhor ou pior. O interessante é estarmos conscientes das nossas preferências frente a cada um dos aspectos dessas dimensões para entendermos como melhor funcionamos e onde nosso potencial pode ser melhor utilizado.


Eu falo um pouco mais no episódio do Vem Cmg Expresso, dessa semana, que está no topo deste post e no vídeo abaixo. Confira!





Se você tem de 25 à 39 anos e tem a sensação de estar frustrada(o), com medo do futuro e se sente perdida(o) por uma falta de direção e objetivos quanto a sua carreira ou vida pessoal, eu posso te ajudar. Eu sou Flavio Moreira e ajudo jovens adultos a desenvolveram a inteligência emocional para obter clareza de seus objetivos e atingir metas pessoais ou profissionais. Você pode entrar em contato pelo meu endereço de e-mail que está nas informações de rodapé aqui no site ou demais redes sociais de contato. Será um prazer atuar como um facilitador na sua jornada! Fale comigo se você acredita que posso te ajudar!


Conheça o meu programa de desenvolvimento pessoal, Do Íntimo ao Compartilhado


Conheça e ouça os meus podcasts, Vem Cmg e Vem Cmg Expresso:

Ouça no Spotify

Ouça em Apple Podcasts

Ouça no Google Podcasts

Ouça no CastBox

Conheça o meu canal no YouTube:

Vem Cmg no YouTube

1 visualização0 comentário