• Flavio Moreira

Por que ter um propósito de vida?

Muito além do que estamos acostumados a discutir sobre este tema, entenda os impactos do propósito de vida na sua saúde.


Imagem de Marcus Aurelius via Pexels / Pixabay


Ter um propósito de vida não é só sobre o porquê você faz o que faz. Ele está fortemente relacionado à sua saúde. Pelo menos é o que apontam os estudos sobre este tema nos últimos anos.


O grande senso de propósito está associado a maior longevidade, melhor funcionamento cognitivo e segundo um estudo realizado pelo Centro Médico da Universidade de Rochester, e que menciono no vídeo abaixo -, adultos idosos que apresentaram esse senso, tiveram como consequência, um melhor desempenho de sua cognição em relação aos adultos com Alzheimer, que por sua vez, tinha menor senso de significado na vida.


Idosos que têm baixo nível de propósito, e possuem risco de desenvolver demência, têm o dobro de chances de desenvolvimento dessa doença quando comparados com outros idosos qual igual risco, mas com maior nível de propósito na vida.


E por que isso acontece?


Pesquisadores descobriram que o propósito na vida serve como um escudo para defender o que eles denominam como reserva cognitiva do nosso cérebro. Essa reserva é a capacidade que essa peça tem de improvisar e buscar caminhos, alterando a maneira como funciona para superar as adversidades.


O que nos conecta a neuroplasticidade, que é a capacidade do sistema nervoso de se moldar e adaptar de acordo com as novas experiências vividas durante o desenvolvimento neural.


A mente, sempre em funcionamento e em ação para algo que faz sentido para nós, parece ser um forte aliado quanto a qualidade vida, bem-estar e uma vida mais longa.


É o propósito que sustenta a engrenagem para atingirmos nossos objetivos, dando senso de significado na vida, direcionando nossas decisões como um GPS que nos dá o norte sobre onde devemos focar os nossos esforços.


É por isso que quando uma pessoa não tem objetivos, não tem o seu porquê, ela fica perdida, sem saber o que escolher, qualquer coisa tá bom, mas em seguida se sente insatisfeita, arrependida, frustrada e com medo do quem vem pela frente.

Viver assim tem um alto custo para a saúde. É a conta a pagar em virtude do estilo de vida sem significado.


O propósito é um guia que nos leva na direção daquilo que faz sentido para cada um de nós. Ele é muito particular.


Há alguns anos, eu tive a experiência mais devastadora da minha vida. Minha ex-namorada passou por uma transformação total de vida após ficar deficiente (algum dia eu te conto melhor essa história). Na época, nós ainda namorávamos.


Aquele episódio mudou completamente não só os rumos do que eu pensava para a minha vida, como também o que eu pensava sobre a existência, as prioridades e o meu papel nessa Terra.


Eu descobri, em mim, forças, talentos e características que eu jamais imaginava que tinha. Descobri uma coragem, que definitivamente, eu achava que não tinha, e isso norteou todo o meu caminhar até aqui, depois de algum tempo lidando com grandes adversidades que eu até então jamais havia vivido.


Eu precisei ressignificar diversos episódios ao longo desses anos para manter a mente sã, começar a viver a vida de acordo com o que aquele momento me pedia, sem saber que aquilo me preparava para a estrada que eu nem imaginava que iria tomar.


Foi na dificuldade e na dor que o meu propósito veio me encontrar. Aos poucos eu fui adquirindo a CLAREZA que me trouxe até o coaching e a produção de conteúdos voltados para o desenvolvimento humano.


A minha inteligência emocional foi testada das mais diversas formas, e foi justamente isso, que me fez entender o meu papel e encontrar o que fazia sentido para mim. É por isso, que hoje ajudo pessoas a fazerem o mesmo em suas vidas.


Eu sei o quanto a mente em conflito, na dúvida, medrosa, desacreditada e sem perspectiva pode ser perigosa, destrutiva e o nosso maior inimigo. Afinal de contas, a maior batalha que a gente enfrenta é a que acontece dentro da nossa cabeça. Por isso, é muito importante ressignificar.


No vídeo abaixo, eu dou mais detalhes sobre a relação entre saúde e propósito de vida e te convido para assistir. Se fizer sentido para você, compartilhe esse post com alguém que você gostaria de fazer a diferença.



Se você tem de 25 à 39 anos e tem a sensação de estar frustrada(o), com medo do futuro e se sente perdida(o) por uma falta de direção e objetivos quanto a sua carreira ou vida pessoal, eu posso te ajudar. Eu sou Flavio Moreira e ajudo jovens adultos a desenvolveram a inteligência emocional para obter clareza de seus objetivos e atingir metas pessoais ou profissionais. Você pode entrar em contato pelo meu endereço de e-mail que está nas informações de rodapé aqui no site ou demais redes sociais de contato. Será um prazer atuar como um facilitador na sua jornada! Fale comigo se você acredita que posso te ajudar!


Conheça o meu programa de desenvolvimento pessoal, Do Íntimo ao Compartilhado


Conheça e ouça os meus podcasts, Vem Cmg e Vem Cmg Expresso:

Ouça no Spotify

Ouça no deezer

Ouça em Apple Podcasts

Ouça no Google Podcasts

Ouça no CastBox

Conheça o meu canal no YouTube:

Vem Cmg no YouTube

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NAVEGAÇÃO

ESTEJA CONECTADO COMIGO!

  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco
  • Deezer - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
telegram-flavio-moreira.jpg

© 2021 por Flavio Moreira | Flavio Moreira Coaching & Desenvolvimento Humano | Todos os direitos reservados.