• Flavio Moreira

Quando a autoconfiança desafia a crise

Entenda como a confiança que você tem em si pode te ensinar sobre transformar as realidades que tentam te impor.



Quantas vezes você já foi levado a acreditar que não teria nenhuma chance de reverter uma situação que te venderam como definida?


No episódio 019 do Vem Cmg Podcast, o convidado do mês de janeiro, Hermes Simões, conta uma história, que com certeza, muitas pessoas já ouviram em sua vida profissional: o congelamento de vagas em virtude de crise econômica.


É muito comum, em períodos de crise, que empresas tomem iniciativas como demissões e não abertura de vagas de emprego numa tentativa de minimizar custos e maximizar resultados.


Em sua chegada como estagiário na Xerox do Brasil, Hermes passou uma situação parecida, conforme ele mesmo conta. "Quando eu entrei como estagiário havia um burburinho, e isso eu falo até hoje quando estou como consultor, quando as pessoas vêm falar comigo que está em crise, estão havendo cortes... Tá frozen, congela e não contrata mais ninguém. Eu falo: pessoal, quando eu entrei para estagiar, já ouvia esse discurso".


Segundo Hermes, o primeiro aviso que ele teve ao ingressar como estagiário na gigante multinacional era que não adiantava alimentar a esperança de efetivação. "Olha, não vai ter ninguém efetivado. São dois anos de estágio. O último a ser efetivado em um cargo aconteceu há um ano", completou Hermes sobre a recomendação que ele recebeu em seus primeiros dias.


"E ai, entra de novo um ponto: você precisa confiar no teu taco. Você precisa acreditar em você!" Hermes Simões

Um ano e meio após sua chagada como estagiário, Hermes conta que a Xerox abriu uma vaga para analista 1, contrariando a tal crise. "Uma vaga ótima! E ai, todo mundo queria aquela vaga, tanto estagiários quanto funcionários, que é para deixar estagiário com raiva!", se diverte Hermes ao contar algo muito comum dentro das corporações em disputa por vagas.


"O pessoal percebeu que tinha brilho nos meus olhos, tinha raça, tinha vontade! A gente não tem nada a perder porque a gente não tem nada. Eu competia com estagiários que já iam de carro, gente que já tinha barco, que falavam outros idiomas e já tinha viajado bastante. Eu nem sabia o que era isso", explica Hermes sobre sua fé em si e confiança no trabalho que realizava. Ele concorreu a essa vaga de analista e foi o escolhido para ser efetivado nesse cargo, dentro da área de Administração Comercial, na época.


Assista o trecho onde Hermes conta essa história e que foi extraído diretamente do episódio de janeiro do Vem Cmg Podcast.



0 visualização0 comentário