• Flavio Moreira

Você tem um modelo?

Entenda como a modelagem pode te ajudar a resolver problemas que você ainda não conseguiu construir uma estratégia para sanar.




Por acaso você já ouviu falar em modelagem? Sabe como essa prática poderia te ajudar a resolver problemas?


Nesse post eu falo como essa técnica bastante usada no mundo dos negócios pode te ajudar a resolver questões que você não sabe por onde começar, apenas pela observação e investigação de fatores de cases de sucesso de outras pessoas.


A partir da escolha de um modelo (pessoa escolhida por você para modelar), você inicia todo um processo de entendimento de como ela(e) resolveu alguma questão parecida com a sua. Você também pode decidir o que irá modelar daquele caso de sucesso após a escolha do modelo.


Você pode optar por modelar a estratégia, a fisiologia ou os filtros da pessoa. Quando falamos sobre modelar as estratégias, estamos basicamente nos conectando com o tipo de preparação, em que ordem as ações foram executadas, os pequenos detalhes antes da pessoa entrar em ação ou a tecnologia utilizada, por exemplo.


Na modelagem da fisiologia do indivíduo, você observa a linguagem corporal da pessoa, sua expressão facial, a postura, tom de voz, as pausas ou a respiração, por exemplo.


Já quando falamos em modelar os filtros do seu modelo, a observação foca nos valores e crenças dele(a).


A modelagem pode ser aprendida rapidamente de duas formas:


1) Por imitação - onde é feita a observação e espelhamento, descartando aquilo que não é essencial no que foi observado.


2) Pela abordagem cognitiva - a partir das estratégias cognitivas, fisiologia, crenças e valores, pela análise comparativa e detalhamento das estratégias.


Confira o podcast no topo deste post ou assista ao vídeo logo abaixo.



Se você tem de 25 à 39 anos e tem a sensação de estar frustrada(o), com medo do futuro e se sente perdida(o) por uma falta de direção e objetivos quanto a sua carreira ou vida pessoal, eu posso te ajudar. Eu sou Flavio Moreira e ajudo jovens adultos a desenvolveram a inteligência emocional para obter clareza de seus objetivos e atingir metas pessoais ou profissionais. Você pode entrar em contato pelo meu endereço de e-mail que está nas informações de rodapé aqui no site ou demais redes sociais de contato. Será um prazer atuar como um facilitador na sua jornada! Fale comigo se você acredita que posso te ajudar!


Conheça o meu programa de desenvolvimento pessoal, Do Íntimo ao Compartilhado


Conheça e ouça os meus podcasts, Vem Cmg e Vem Cmg Expresso:

Ouça no Spotify

Ouça no deezer

Ouça em Apple Podcasts

Ouça no Google Podcasts

Ouça no CastBox

Conheça o meu canal no YouTube:

Vem Cmg no YouTube



0 visualização0 comentário